quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Bernardino Chamusca: o Direito e a Solidariedade


Encontramo-lo rodeado de processos, papeis e dossiers, mas a vida de Bernardino Chamusca vai bem para além da advocacia. “Aquela vontade de estudar, que vinha desde muito jovem” levou-o a uma experiência académica e profissional que poucos têm.


Bernardino Chamusca frequentou o curso de Teologia e concluiu o curso de Filosofia no Seminário Maior do Porto. A sua paixão pela literatura levou-o a estudar Literaturas Românicas, durante dois anos, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Acabou por se licenciar em Direito e hoje é advogado.

Desde 1998 até 2004, esteve na presidência do Conselho de Administração da Obra Diocesana de Promoção Social do Porto (ODPS), cumprindo assim dois mandatos.

Bernardino Chamusca colaborou em jornais como “O Comércio do Porto”, “O Primeiro de Janeiro”, “Voz Portucalense” e “Mensageiro de Santo António”. Actualmente é cronista do “Espaço Solidário”, jornal da ODPS.

Foi assistente de realização na RTP Porto, “numa altura interessantíssima da televisão, aquela em que se passou do preto e branco para as emissões a cores.”, relembra o advogado de 60 anos.
O ex-presidente da ODPS conta ainda que durante um ano esteve no ar, na Rádio Renascença, com o programa que tentava “encontrar nas coisas comezinhas a mão de Deus”. Chamava-se Maranata.



Em 1990 publicou o seu primeiro livro “Paróquia da Senhora do Porto – 25 anos”. O segundo, “Paróquia da Senhora da Ajuda – 25 anos”, foi publicado um ano depois. O último, "Obra Diocesana: 40 anos de Promoção Social", foi editado a 31 de Outubro deste ano.

Sem comentários: