domingo, 18 de março de 2007

Web 2.0


Se alguns entendem que Web 2.0 é apenas um conceito, outros descrevem-na como uma plataforma virtual ou a segunda geração da World Wide Web. Na realidade, a Web 2.0 é mais uma atitude do que uma tecnologia. O conceito não é novo mas antes a noção prática de todo o verdadeiro potencial da Web.

As ideias chave são simplicidade e intercâmbio. Os utilizadores da Web deixam de ser meros consumidores de informação e produtos para passarem a fazer parte de uma rede que eles próprios constroem e alteram. A Wikipedia, que é uma enciclopédia online escrita por leitores, é um bom exemplo de Web 2.0. existe uma colaboração entre quem é responsável pela manutenção e actualização do site e quem elabora os conteúdos, os próprios utilizadores.

Parte do enorme sucesso do Google (a empresa Web 2.0 por excelência) provem do seu sistema de hierarquização de páginas. Os sites mais acedidos são os que aparecem em primeiro lugar numa procura. Deste modo há uma democratização do conteúdo da Web, em que os utilizadores decidem o que é importante e não um pequeno grupo de pessoas entre quatro paredes.

O Blogger e o YouTube clarificam o conceito de simplicidade. Não é necessário saber muito de informática para escrever num blog ou colocar um vídeo online. O acesso e a utilização em si são intuitivos. A Web 2.0 tem como objectivo facilitar todo este processo.

Basta imaginar o número de utilizadores da Web para perceber as potencialidades que advêm da colaboração entre todos eles.